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Recauchutar, recapar e remoldar pneus: conheça as diferenças
Certificação INMETRO para reforma de pneus completa 10 anos; Confira quais as formas seguras de reformar um pneu e os benefícios dessa prática
Recapar, recauchutar e remoldar pneus parecem palavras sinônimas, mas na prática não é assim que funciona e as três opções acima ainda geram muitas dúvidas. Afinal, o que é mais seguro na hora de reformar pneus? Tornar um pneu reutilizável é ajudar na preservação do meio ambiente, colaborar na economia para as transportadoras e proporcionar mais segurança aos motoristas. No dia 1º de julho, a certificação INMETRO para reforma de pneus completa 10 anos e segurança nessa prática é algo fundamental para o transporte de carga do país.
Para comemorar esses 10 anos, o Grupo SL Pneus & Auto Lins, reformadora de pneus com mais de 60 anos de mercado, esclarece quais as diferenças entre recapar, recauchutar e remoldar pneus para não comprometer a vida útil do segundo maior custo para as transportadoras. “Muitos consumidores duvidam de que um pneu reformado tenha a mesma segurança de um novo. Além de ser bom para o meio ambiente, a reconstrução de um pneu sai mais barato para o bolso do transportador e tem qualidade semelhante à de um pneu novo”, explica o diretor comercial da
SL Pneus & Autolins, Alexandre Levi Cardoso.
Existem várias formas de tornar um pneu reutilizável, porém, existem processos mais seguros e indicados para quem faz da estrada e do caminhão sua profissão. A durabilidade de um pneu reformado uma vez é igual ou até mesmo superior a de um novo. Para evitar dúvidas, confira abaixo, as principais diferenças entre recapagem, recauchutagem e remoldagem:
Recapagem: É a substituição somente da borracha desgastada da banda de rodagem em contato com o solo. Utilizado exclusivamente aos pneus de transporte de carga, como, caminhões e ônibus, esse processo pode ser feito a quente ou a frio. Na recapagem à quente usa-se o camelback, ou seja, uma banda de rodagem que no processo de vulcanização se juntará ao pneu a uma temperatura de 150ºC, formando um desenho. Já na recapagem a frio a temperatura vai a 115ºC e utiliza-se uma banda de rodagem pré-moldada, isto é, já pronta para ser aplicada a carcaça do pneu.
Recauchutagem: É a substituição somente da borracha desgastada da banda de rodagem e dos ombros da carcaça dos pneus. Assim como na recapagem à quente que a temperatura chega a 150ºc, na recauchutagem também há aplicação do camelback.
Remoldagem: É a substituição de toda a banda de rodagem e os flancos, sendo toda a parte externa do pneu revestida com nova camada de borracha. Nessa reforma, as informações do pneu original, como origem da data de fabricação, capacidade de carga, índice de velocidade e nome do fabricante são eliminadas pela nova camada de borracha. O processo “remold” também é feito em uma temperatura à quente.
Desde 1º de julho de 2006, os pneus reformados passaram a ser assegurados pelo INMETRO e, após 10 anos, a indústria da reforma de pneus comemora mais um avanço para o setor. “Realizamos testes constantes com nossos produtos, buscando sempre trazer segurança às transportadoras, além de atender a quaisquer conformidades do segmento. Nos últimos 10 anos, foi possível avançar não só em segurança, mas em tecnologias e produtos que impactam positivamente na vida das transportadoras”, afirma Cardoso.
A partir de 2017, pneus de reuso deverão obrigatoriamente conter “Selo de Identificação de Conformidade”, com testes que comprovam segurança e qualidade, além de informar por qual processo foi reutilizado, como recapagem, recauchutagem ou remoldagem, data do conserto e número de reformas já efetuadas. Trata-se de uma portaria complementar do INMETRO que altera as regras para reforma e venda de pneus usados de veículos leves, comerciais leves e comerciais.
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Agência Contatto Assessoria de Imprensa e Conteúdo
Atendimento: Talita Scotto (talita@agenciacontatto.com.br), Fernanda Armelim (fernanda.armelim@agenciacontatto.com.br) e Pietra Alcântara (pietra.alcantara@agenciacontatto.com.br)
Telefone: 11 3432-3937 / 2761-1963 / 2837-3848.
Grupo SL Autolins fecha parceria com Goodyear
Autorizada da marca, reformadora de pneus oferece garantia estendida para as carcaças da fabricante
O Grupo SL Autolins, reformadora de pneus com 60 anos no Brasil, acaba de anunciar sua mais recente parceria com a Goodyear, fabricante de pneus. Agora, a marca passa a fazer parte do portfolio do Grupo e entre os benefícios da parceria está a garantia estendida das carcaças da Goodyear.
Como foco na banda de rodagem AGS, o Grupo SL visa ampliar o acesso a produtos de qualidade. “Estamos trabalhando em cima do lançamento dessa banda, pois possui desenho liso para carretas que preserva a fadiga da carcaça por ser um produto leve e de excelente performance”, explica diretor comercial do Grupo SL Autolins, Alexandre Levi Cardoso.
Os produtos Goodyear estão disponíveis nas unidades de São Bernardo do Campo, ABC Paulista, e Araraquara, interior do estado. Mais informações no www.slgrupo.com.br
Sobre o Grupo SL Auto Lins
Presente na cidade de São Bernardo do Campo, ABC Paulista, e Araraquara, interior de São Paulo, o Grupo SL Auto Lins está no mercado de reforma de pneus desde 1957 atuando tanto na linha leve quanto na de carga. Com certificação INMETRO, o Grupo SL atua de acordo com todas as exigências legais para oferecer uma reforma de pneus segura e dentro das normas técnicas, tendo capacidade produtiva mensal de 18 mil pneus de carga na unidade de São Bernardo do Campo e 2,5 mil na unidade de Araraquara. Mais informações www.slgrupo.com.br
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Grupo SL Auto Lins lança UTI dos Pneus
Solução recupera pneus que sofreram danos e perfurações na carcaça
Nem sempre é possível evitar um acidente com pneus, principalmente de carga. Ele é o único item do veículo que está em contato diretamente com o solo, por isso, está exposto a todos os tipos de situações adversas. Pensando nisso, o Grupo SL & Auto Lins, reformadora de pneus com 60 anos de mercado, está lançando a UTI dos Pneus.
Com a nova solução é possível recuperar pneus seminovos que sofreram perfurações (corte acidental) por objetos ou que passaram por impactos que colaboraram para o rompimento de cintas de aços e ocasionaram danos na carcaça.
“A UTI dos Pneus consiste no processo da reparação dos danos acidentais nos pneus, estando totalmente em conformidade com as normas vigentes do INMETRO. Utilizando produtos importados (manchões e borracha de enchimento), que repõem as características originais dos pneus, é possível reparar danos onde, com produtos nacionais, não seria possível”, explica o diretor comercial do Grupo SL, Alexandre Levi Cardoso.
UTI dos Pneus na prática
Quando o pneu chega à reformadora com um dano superior é levado a UTI dos Pneus, onde é examinado e preparado para área do dano, retirando todas as imperfeições. Após toda a área preparada é utilizada uma tabela que indicará qual manchão (conserto) será utilizado, estes manchões irão repor todas as características originais do pneu, sendo possível a reforma posterior.
Além do beneficio de dar vida nova aos pneus, a UTI também contribui para a preservação do meio ambiente, uma vez que diminui as chances de eliminar pneus na natureza. “Utilizando a UTI dos pneus é possível contribuir para a redução dos custos operacionais da frota e também com o meio ambiente”, afirma Cardoso. A UTI dos Pneus está disponível nas unidades de São Bernardo do Campo, grande São Paulo, e Araraquara, no interior do estado. Mais informações no site www.slgrupo.com.br
Sobre o Grupo SL Auto Lins
Presente na cidade de São Bernardo do Campo, ABC Paulista, e Araraquara, interior de São Paulo, o Grupo SL Auto Lins está no mercado de reforma de pneus desde 1957 atuando tanto na linha leve quanto na de carga. Com certificação INMETRO, o Grupo SL atua de acordo com todas as exigências legais para oferecer uma reforma de pneus segura e dentro das normas técnicas, tendo capacidade produtiva mensal de 18 mil pneus de carga na unidade de São Bernardo do Campo e 2,5 mil na unidade de Araraquara. Mais informações www.slgrupo.com.br
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Grupo SL Auto Lins lança Reforma Integrada Digital
Plataforma de gestão de frota auxilia reformadora de pneus e transportadoras na redução de custos
Tecnologia robótica, tablets e robôs agora são peças fundamentais para a redução de custos das transportadoras na hora de reformar pneus. Reduzir custos é uma das principais vantagens da “Reforma Integrada Digital”, solução desenvolvida pelo Grupo SL Auto Lins, reformadora de pneus com 60 anos de mercado no país. A novidade foi implantada nas unidades da empresa para oferecer gestão completa do segundo maior custo para as transportadoras: os pneus.
Se, em média, um pneu de carga novo pode custar mais de R$ 1.500,00 reformá-lo e saber exatamente seu custo real para a transportadora é fundamental quando se tem uma frota inteira para gerir. A Reforma Integrada Digital possibilita organizar informações necessárias para o controle de custos relacionados aos veículos de cada empresa. “A principal característica dessa tecnologia é o aproveitamento total dos pneus, reduzindo significativamente os custos operacionais, além de contribuir para a preservação do meio ambiente através da reforma”, explica o diretor comercial do Grupo SL, Alexandre Levi Cardoso.
Conheça a Reforma Integrada Digital
Através de tecnologia robótica e gestão da informação, a Reforma Integrada Digital utiliza tablets e robôs que integram o sistema e monitora todos os pneus que passam pela reformadora, gerando relatórios e controles que auxiliam na diminuição de custos dos pneus das transportadoras.
Na prática, os coletadores de pneus utilizam tablets para gerir todo o processo, que ocorre em ambiente online, e em tempo real a equipe interna da reformadora visualiza as informações dos pneus coletados. Com as informações em mãos, antes mesmo dos pneus chegarem, já é possível iniciar a programação do processo de reforma considerando a situação dos pneus e os materiais que serão necessários no processo de reforma, prazo de entrega mencionado na coleta digital, além de outras métricas e filtros essenciais para o bom desempenho da recapagem.
“Com as informações geradas pelo processo da “Reforma Integrada Digital” é possível saber quais os principais motivos das perdas em um pneu, quantas reformas estão sendo feitas por mês ou ano, qual o modelo e marca de pneus que mais se adapta as condições de uso da empresa, além de saber qual é a carcaça mais aproveitada e também a marca mais descartada. Essas métricas reduzem os custos operacionais e passam a real situação dos pneus”, explica Cardoso.
Como complemento à tecnologia, treinar e capacitar as transportadoras também faz parte do processo para reduzir custos. “Treinar motoristas e controladores para que possam entender melhor a parte técnica do pneu, como quando é possível reformá-lo e o que fazer para utilizar melhor as carcaças prolongando a vida útil desse, é fator essencial para que a Reforma Digital Integrada seja sempre eficaz”, afirma Cardoso.
Benefícios da Reforma Integrada Digital
Se para a reformadora existe a vantagem de um processo tecnológico, uma rastreabilidade em tempo real e redução de tempo no processo, para as transportadoras os benefícios se ampliam ainda mais, trazendo:
- Rastreabilidade em tempo real;
- Auxílio nas tomadas de decisões gerenciais com base nos relatórios produzidos pelo sistema;
- Logística controlada full time;
- Processo de reforma uniforme através de equipamentos robóticos de alta tecnologia.
Além do benefício direto, segundo Cardoso, a tecnologia digital é possível oferecer aos clientes todos os dados de controle de pneus. “As informações são online, isto é, conseguimos gerá-las minuto a minuto para ajudar clientes na compra de pneus, auxiliando inclusive, marca dos pneus x número de reformas. É possível mensurar ainda o motivo pelo qual está ocorrendo perda da carcaça e dar sugestões para solucionar o problema”, explica.
Sobre o Grupo SL Auto Lins
Presente na cidade de São Bernardo do Campo, ABC Paulista, e Araraquara, interior de São Paulo, o Grupo SL Auto Lins está no mercado de reforma de pneus desde 1957 atuando tanto na linha leve quanto na de carga. Com certificação INMETRO, o Grupo SL atua de acordo com todas as exigências legais para oferecer uma reforma de pneus segura e dentro das normas técnicas, tendo capacidade produtiva mensal de 18 mil pneus de carga na unidade de São Bernardo do Campo e 2,5 mil na unidade de Araraquara. Mais informações www.slgrupo.com.br
Mais informações para a imprensa
Agência Contatto Assessoria de Imprensa e Conteúdo
Atendimento: Talita Scotto (talita@agenciacontatto.com.br) e Eva Lucena (eva.lucena@agenciacontatto.com.br)
Telefone: 11 3432-3937 e 2761-1963.
Projeto "Tenda" realizado na Viação Osasco – Matriz - 20/09/2013
Treinamento realizado na empresa Operlog - dia 17/09/2013
Tema: Uso e manuseio de pneus em trânsito.
Projeto "Tenda" realizado na Viação Saens Pena - dia 21/07/2013
Palestra realizada no dia 18/07/2013
Temas: Definições de pneus, Produto, Trabalhos técnicos e Gerenciamento de pneus.
Palestra realizada no dia 18/10/2012
Tema: INMETRO nas recapadoras. Recuperação de sucata e desgastes irregulares
Palestra realizada na Usina Santa Adélia